sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Zé Sopapo

Agradeço que me corrijam onde estiver errado.

De seu nome verdadeiro, Dr. Faria Martins, era uma ´cabeça´ para a Matemática, mas tambem dava aulas de Contabilidade , Mercadorias e Fisico-Quimica. Era natural de Cabo Verde.
A sua alcunha vinha de uma figura de banda desenhada da altura, anos 60, cujas histórias me recordo vagamente de estarem ligadas ao mundo do boxe. O penteado do herói afigurava-se vagamente ao Prof.

Dava nas vistas porque era o unico professor masculino a usar sempre bata branca (para poupar o fatinho do pó do giz, como ele dizia) . Era uma figura bastante alta e magra, muito branco, com o seu quê de cientista maluco, e estava casado com uma auxiliar do laboratório de Química, muito jeitosa , o que naquela altura, punha as nossas hormonas reais e imaginárias todas em estado de sítio.

Nas aulas usava uma linguagem figurativa, o que o tornava inconfundível na maneira de nos ensinar (o logaritmo do morango sobre o logaritmo da banana era igual ao logaritmo da maçã, ou o celébre 'suponhamos que a minha mulher é uma vaca, dá tantos litros de leite ao dia, ao fim dum mês quanto leite teremos') A primeira citação aconteceu na minha aula, a segunda penso que terá qualquer coisa de lenda...

Era-lhe muito difícil manter a disciplina na aula e um belo dia alguem escreveu 'Zé Sopapo' no cinto da sua bata, enquanto ele dissertava no meio de nós.

10 comentários:

Anónimo disse...

A história do Zé Sopapo está verdadeiramente bem retratada.

Já agora recordo que a bata dele era pintalgada de tinta, de cima a baixo, pois a malta ia sacudindo as canetas de tinta permanente quando ele estava de costas.

Coitado do professor que passava as passas do Algarve com os "malandros" que agora se reúnem para recordar...

Ruaz Ramos

Adelino Silva disse...

http://fotos.sapo.pt/T8i7IAq5OmrKMidejgEk?a=6

O que faltava no nosso blogge

Anónimo disse...

O mundo da nossa Escolinha

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=escola+comercial+veiga+beirao&start=0&sa=N

zhe disse...

Apesar de ser muito novo relativamente ao Ruaz Ramos, ainda me lembro dele. E não só...Ralha, Faustino, Zé Augusto, Lima, o menino da rádio (canal 17)- O maluco da ambulância...
Quanto ao "sopapo" de facto está bem caracterizado. Demo-nos mal durante dois(2) anos, 1º e 2º...
Grande abraço e que as recordações não fiquem nos baús...
Andrade Costa

Unknown disse...

Muito bem lembrado.Grande figura.Foi quem me examinou a mercadorias.Lembro-me bem do Ralha´;Zé Augusto;Ferreira Luis;João Martins;João Lima;Ferreira Dias;Pata Longa(alcunha),Abrantes(grande malandro),enfim bons tempos.Alguns dos nomes fazem parte do meu universo da equipa de Voleibol.Para todos os"meninos da ECVB" vai um grande abraço do João Grenho.

zhe disse...

Todos os que figuram acima são "Malta" do meu tempo. Será que ainda se encontram?
Andrade Costa

Bernardote disse...

Caro Andrade Costa,
Costumamos jantar uma ou duas vezes por ano e temos todos ares de bons malandros.
Deixa o teu endereço electronico para seres contactado

zhe disse...

Muito Obrigado Bernardote.
Vivo longe de Lisboa, em Braga, mas quem sabe se um dia não aparecerei.
zhecosta@gmail.com

Carlos Cardoso Luis disse...

Boa noite a todos os Veigas
O Ruaz Ramos é do meu tempo estou a falar de 1960 a 1964 ( incluindo a Secção Preparatória) Eu e mais alguns carolas organizamos há 15anos dois almoços por ano, portanto neste momento estamos a aorganizar o 29º que terá lugar no dia 10 de Outubro de 2009. Somos um universo de 120 Veigas de vários anoscom larga predominância dos anos 60. Em todos os almoços tem aparecido malta nova e temos tido momentos de alegria indescritivel.Uma particularidade, felizmente temos três professores a participarem: A Dra. MARIA LEOVEGILDE RIBEIRO, a Dra.MARIA CANDIDA FERREIRA e o Dr. OLIVEIRA LOPES (com a bonita idade de 91 anos) mais parecendo ter a nossa idade. Estórias do Zé Sopapo, do Mãe Preta, do Cebola, do Chaveco, do Barriga de Bicho, do Parreca têm
prrenchido parte dos nossos almoço que tem uma média de 50 participantes.Temos um site http://br.groups.yahoo.com/group/veiga_beirao.Aqui fica mais informação para a malta.
UMA VEZ VEIGA, SEMPRE VEIGA

Antonio Russo 1973-1977 disse...

Mais um professor carismático: Busquetes de Aguilar (história). Cumprimentava as professoras com um beijo na mão, o que fazia com que fugissem dele. Constava ainda que saltava a parte referente ao Marquês de Pombal uma vez que ele pertencia à família dos Távoras. Alguém se lembra?